O PROJOVEM ADOLESCENTE, realizado pela Secretaria de Assistência Social de Sobradinho, no Centro de Referência de Assistência Social, visa o desenvolvimento integral dos jovens, e através de atividades socioeducativas tem desenvolvido momentos de reflexão e construção de novos conhecimentos através de palestras, oficinas e encontros. Coordenado pela pedagoga e orientadora social Daniela Mirele Pereira, vários eventos tem acontecido no projeto, com objetivo dos adolescentes vivenciar sua cidadania. Entre os mais importantes podemos destacar:
A Palestra sobre VIOLÊNCIA FAMILIAR E DOMÉSTICA CONTRA A MULHER, ministrada pela diretora da Assistência Social Rosiane Rode, abordou as diversas formas de violência doméstica, trabalhando com a Lei Maria da Penha e recursos audio visuais, com o tema: “Violência Doméstica e Familiar: Prevenir e Erradicar; Conhecendo e Entendendo a Lei Maria da Penha”.
Na ocasião, foi realizada a seguinte enquete para os adolescentes:
ENQUETE
Você é:
( ) homem ( ) mulher
1) Na sua opinião:
Bater ou agredir a esposa, parceira ou namorada deveria dar cadeia?
( ) sim ( ) não
2) Existem situações em que o homem pode agredir a mulher?
( ) sim ( ) não
3) A mulher deve aguentar a violência para manter a família unida? “ruim com ele, pior sem ele”.
( ) sim ( ) não
4) Você conhece pessoas que já sofreram algum tipo de violência doméstica?
( ) sim ( ) não
5) Se a reposta da pergunta anterior for sim, essas pessoas eram:
( ) crianças ( ) mulheres ( ) idosos ( ) homens
6) Se você ver o seu vizinho agredindo a esposa, o que você faz:
( ) faz de conta que não vê, pois acha que em briga de marido e mulher não se mete a colher
( ) acha graça e fica assistindo a briga
( ) chama a polícia, pois bater em mulher é crime
O resultado da enquete foi:
Dos 23 adolescentes que responderam as perguntas, 10 eram homens e 13 mulheres.
Para a 1° pergunta: 100% responderam sim;
Para a 2° pergunta: sim 39% e 61% não;
Para a 3° pergunta: sim 100%;
Para a 4° pergunta: não 37% e sim 63%;
Para a 5° pergunta: 8 responderam crinaças, mulheres 14, idosos 1 e homens 3;
Para a 6° pergunta: 22% reponderam que “faz de conta que não vê, pois acha que em briga de marido e mulher não se mete a colher” e 78% chama a polícia, pois bater em mulher é crime.
Após os jovens tiveram uma homenagem, com o Dia da Beleza, com a facilitadora Danuza Rech, e apresentações de músicas e mensagens com o facilitador Alex Rosa, na oficina de arte e cultura.
O PROJOVEM tem também um blog, organizado e mantido pelos adolescentes, orientados pelo facilitador Igor Xavier de Chaves, nas oficinas de informática.
Nas oficinas de esporte e lazer realizadas pela facilitadora Sandra Bolfe, os alunos praticam esportes e constrói conhecimentos sobre saúde.
Outros encontros e oficinas são desenvolvidas diariamente com temas transversais e dinâmicas de grupo, visando à integração social, participação cidadã e mundo do trabalho pela orientadora social.
Contamos com uma equipe da Assistência Social ampla, as assistentes sociais, Pamela Endler e Graziele Busatto, também com o psicólogo Rodogério Bonorino, com apoio integral da secretaria de assistência social Lizélia Becker Vieira, o Projovem Adolescente de Sobradinho tens se destacado no Estado.