quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Oficina de Auto Estima

Na oficina de auto estima a facilitadora Danusa ensinou as jovens a fazer uma massagem relaxante.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Palavras de Nossos Facilitadores: Roberto


Roberto Zuchetto Machado
Sou o Facilitador de Informática - FTG e estou trabalhando com o Projovem à alguns messes. Nesse ciclo estamos trabalhando  o mundo do trabalho, com o objetivo de que os jovens construam e reconstruam saberes relacionados ao mundo do trabalho; a comunicação pontocom@, com o objetivo de aprimorar a comunicação nas diferentes linguagens. Trabalhamos com o mundo digital, possibilitando aos jovens a edição de textos, videos, criação gráfica, pesquisas na web, criamos blogs, emails, slaides e planilhas.







               
                                                                                                                     

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Oficina de Artes

Adolescentes confeccionando cartazes para a divulgação do blog do projovem, sobre a orientação da facilitadora Danusa.

Oficina de Taekwondo


Na oficina de taekwondo com o facilitador Germano os jovens tem como objetivo o melhoramento da coordenação motora, concentração mental , fortalecimento de caráter do individuo como pessoa e como ser social e aprendizado de defesa pessoal.

Oficina de Música

Na oficina de música com o facilitador Alex Rosa os jovens ensaiam músicas para apresentações com a Banda Projovem, e também desenvolvem suas aptidões para a música manuseando diversos instrumentos musicais.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Oficina de Artes

Na oficina de Artes com a facilitadora Danusa, os jovens aprendem a  fazer decoupagem em caixinhas, estimulando a criatividade.

Projeto de Atuação Social

 
 Entrevista dos adolescentes do projovem às crianças participantes do Projeto de Atuação Social, com o objetivo de conhecer um pouco de sua realidade familiar, escolar, sonhos e interesses pessoais.

 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Orientação Social


Os jovens monitorados pela Orientadora Social, preencheram questionários sobre o mercado de trabalho, também responderam as perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego, visando ensinar os jovens como agir em uma entrevista.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Projeto de Atuação Social

PLANO DE ATUAÇÃO SOCIAL – PLA

I – INFORMAÇÕES AUTORAIS
Nome do Coletivo: Evolução Jovem
Autores do PLA: (preencha com o primeiro nome de cada um dos jovens que compõem o Coletivo)

1.Alessandro     10.Roberta     19.João

2.Andressa       11.Valmor       20.Márcio

3.Carlos           12.Paula          21.Mateus V.

4.Fernanda       13.Aluísio       22.Mateus B.

5.Graziela         14.Cristian      23.Giovani

6.Leandro        15.Gabriele     24.João Marcos

7.Luiz              16. Henrique   25.Luana

8.Mateus S.    17.Ismael        26.Alex

9.Paulo           18.Josiane      27.Marciela

Sobre os autores: (principais características do coletivo; sentimentos em relação ao desafio a ser enfrentado; motivação)
Percebe-se que os adolescentes são bastante ativos, tendo grande interesse por práticas esportivas. A oficina de Esporte e lazer oferecida no Projovem despertou o desejo e motivação dos adolescentes de serem multiplicadores das atividades aprendidas.

E-mail: crasnascerdossol@yahoo.com.br Fone: (51) 3742 2839

Blog / site: http://projovemshors.blogspot.com

Endereço: Rua Honório Luiz Guerreiro, 630 – Bairro Vera Cruz

Município: Sobradinho UF: RS

ID CRAS: Nascer do Sol Orientador Social: Bruna Machado da Silva

Técnicos de referência do CRAS: Rodogério Bonorino (Psicólogo) e Dariane Lorenzoni (Assistente Social)


II – CARACTERIZAÇÃO DO DESAFIO
Descrição do Desafio: (descrição sucinta da situação-problema que motiva a atuação dos jovens)
Os adolescentes, juntamente com a orientadora social, perceberam que existia pouco acesso a práticas esportivas dirigidas para crianças que vivem em áreas vulneráveis. Devido a isso, trouxeram o interesse de serem multiplicadores das atividades aprendidas na oficina de esportes do Projovem para este público.

Síntese diagnóstica: (descrição detalhada da situação-problema, buscando relacionar causas e consequências; extensão e gravidade; prováveis responsáveis pelo problema; maneira como afeta o território e as pessoas; segmentos mais afetados)
Nos momentos em que as crianças não estão na escola ou PETI, permaneciam na rua, expostas a riscos (vários tipos de violência, contato com drogas, entre outros). O acesso a práticas esportivas dirigidas no município demandava custos, sendo assim, em parceria com membros da comunidade, surgiu a idéia de criar uma escolinha de futsal direcionada ao público que não pode custear uma escola particular.

III – OBJETIVOS
Objetivo geral: (o que se quer alcançar, em relação ao grande desafio – propósito geral)
1. Proporcionar o acesso a práticas esportivas dirigidas a crianças em situação de vulnerabilidade e risco social, através de uma escolinha de futsal.

Objetivos específicos: (o que se quer alcançar, em relação às causas do problema)
1. Desenvolver os benefícios do esporte;
2. Promover a convivência social e comunitária entre as crianças, família e comunidade;
3. Prevenir situações de risco e vulnerabilidades;
4. Promover a permanência, assiduidade e freqüência na escola;

IV – AÇÕES COLETIVAS DE INTERESSE SOCIAL
Relacione, abaixo, as ações propostas visando ao enfrentamento do desafio: (cada ação visa ao alcance de um objetivo específico; cada objetivo específico deve possuir pelo menos uma ação voltada ao seu alcance)
1. Formar uma escolinha de futsal com o auxílio de pessoas da comunidade que tenham interesse em possibilitar o acesso a práticas esportivas dirigidas para crianças que vivem em áreas vulneráveis;
2. Através da escolinha, trabalhar com as crianças os benefícios do esporte, tais como: disciplina, regras, convivência social, familiar e comunitária;
3. Acompanhar o desempenho e a freqüência escolar das crianças e adolescentes que participam da escolinha;
4. Promover a participação da família e da comunidade nas atividades, buscando a integração e incentivo para as crianças e adolescentes.

V – A MARCA DO PLA
Utilize este espaço para veicular a marca do PLA: (gráfico, desenho, lema, palavra de ordem etc, que represente a intenção deste Plano)

Através do esporte, possibilitar o acesso a atividades dirigidas para crianças de territórios vulneráveis, com vistas a minimizar riscos e trabalho infantil.





LOCAL E DATA

Sobradinho, agosto de 2011.